sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO!!!

Em Janeiro o blog Nutrição & Qualidade de Vida entra de férias. Enquanto isso, você pode rever as matérias postadas em 2011, especialmente aquelas que fizeram mais sucesso!
Em Fevereiro, o blog volta com novas matérias, e novas informações para que você tenha muito mais bem-estar e qualidade de vida!


CONFIRA ABAIXO O RAKING DAS 11 MELHORES MATÉRIAS POSTADAS EM 2011*
MANUAL DA VITAMINA (Outubro)
ÓLEO DE CÔCO E SEUS BENEFICIOS PARA A SAÚDE! (Novembro)
A DIETA DO HUMOR (Novembro)
CHÁ VERMELHO, BRANCO, VERDE... QUAL É A DIFERENÇA? (Maio)
DELÍCIAS DO OUTONO/INVERNO: SOPAS (Maio)
10º
11º
ADOÇANTES: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ELES? (Abril)























*Baseado na opção “Curtir”

O blog agradece a todos que acessaram e deseja um FELIZ ANO NOVO!!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

DELÍCIAS DE FINAL DE ANO: PANETONE

Símbolo da ceia de Natal, o panetone é apreciado por muitos! A história sobre a criação do panetone, conta que um jovem morador da cidade de Milão no século XV, apaixona-se pela filha de um padeiro. Buscando uma maneira de surpreender o pai da moça, que não aceitava o namoro, ele se disfarça de ajudante de padeiro e cria um pão doce. O pão tornou-se destaque na padaria pelo seu tamanho incomum para a época e por apresentar, no seu ápice, a figura moldada de uma cúpula de igreja. O jovem criador desta deliciosa receita, hoje apreciada por pessoas de diversos países, atribuiu a autoria da receita a Toni, o pai da moça. O movimento da padaria cresceu significativamente e os clientes pediam pelo "pão de toni". O nome deste pão doce sofreu algumas modificações, até ser denominado como atualmente: panetone.
Hoje em dia o panetone ganhou diversas versões. O tradicional contém frutas cristalizadas tropicais, além de uva-passa e damasco, que aumentam seu valor nutricional.  O chocotone possui grande quantidade de farinha de trigo, açúcar e gordura vegetal, sendo que uma fatia de 80 gramas tem em média 300 calorias
Devido ao alto teor de gordura trans e gordura vegetal hidrogenada, que alguns panetones podem apresentar, é fundamental que seu consumo seja feito com moderação. Uma fatia pequena de um panetone tradicional contém cerca de 270 calorias, já um trufado/de chocolate pode conter 20% de calorias a mais. Assim, por ser um alimento com baixo valor nutricional, e alto valor calórico, recomenda-se que o consumo seja moderado.
Há ainda, as versões light que contém uma redução de gordura de até 50% em relação aos tradicionais, com uma redução de 25% das calorias totais. Para os diabéticos, existem as versões diet, com zero de açúcar.
Por fim, uma dica para não se privar dessa delícia neste final de ano, é não comer o panetone de barriga vazia: antes coma algum alimento, como uma fruta, por exemplo, assim você não terá vontade de comer um panetone inteiro!

Fonte: A história do Panetone: Da Itália para o mundo. Disponível em: http://gulanews.sites.uol.com.br/panetone.html

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DELÍCIAS DE FINAL DE ANO: LENTILHA


Com as festas de fim de ano chegando, neste mês de dezembro o blog terá uma série de matérias sobre alguns dos alimentos mais consumidos nessa época. Aproveite!

Alimento consumido tipicamente no ano novo, a lentilha é originária da Ásia Central, sendo considerada uma das mais antigas espécies  de leguminosas cultivadas pelo homem, consumida há cerca de 8000 anos. A palavra "lente" vem de "lentilha", devido ao formato similar entre o objeto ótico e a leguminosa. Para muitos, a lentilha é considerada um símbolo da riqueza e sinal de sorte, existindo várias simpatias que envolvem seu uso, principalmente nas festas de fim de ano.
Há diferentes tipos de lentilha disponíveis nos supermercados, que se diferenciam pela cor: lentilhas verdes, amarelas, vermelhas, castanhas, marrons e até mesmo alaranjadas. No que se refere ao valor nutricional, a lentilha é rica em vitaminas do complexo B, especialmente a B12, cálcio, ferro, cobre, potássio, vitamina C e fósforo.
Assim como o feijão, a lentilha é uma leguminosa que fornece diversos nutrientes. Uma concha média contém cerca de 116 calorias. Em relação às fibras, fundamentais ao bom funcionamento intestinal, uma concha média contém 7,9g. A lentinha ainda é riquíssima em proteínas, contendo cerca de 9g a porção; magnésio, mineral que participa da formação de ossos e dentes, do funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, e ainda da síntese dos ácidos graxos e proteínas (43mg) e selênio, mineral com propriedades antioxidantes. A lentilha também é rica em purinas (composto cuja ingestão excessiva pode aumentar os níveis séricos de ácido úrico). E, portanto indivíduos com hiperuricemia (conhecida popularmente por gota) devem ingerir uma quantidade moderada.  
A lentilha pode ser utilizada em sopas, saladas, molhos, e cozidos em geral.  Assim, como foi visto a lentilha é riquíssima em nutrientes. Portanto, não deixe para consumir essa leguminosa apenas no fim do ano, inclua durante todo o ano em sua alimentação!

Fonte: Lentilha Disponível em: http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=alimentos-L&pub=8478
Lentilha - propriedades nutricionais e medicinais. Disponível em: http://www.bancodesaude.com.br/

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DELÍCIAS DE FINAL DE ANO: VINHO


Com as festas de fim de ano chegando, neste mês de dezembro o blog terá uma série de matérias sobre alguns dos alimentos mais consumidos nessa época. Aproveite!

 
O vinho está presente em muitas comemorações, inclusive na ceia de Natal, e não é à toa além de saboroso, diversos estudos já mostraram que essa bebida faz bem à saúde: pesquisas mostram que o consumo regular de vinho previne o surgimento de doenças cardiovasculares e inibe a agregação plaquetária.
O vinho é obtido por meio fermentação alcoólica do mosto (suco) de uva, contendo geralmente de 10 a 15 % de álcool, podendo alcançar até cerca de 20% no caso dos chamados, vinhos fortificados.
Em pacientes com doença arterial coronariana (DAC), o vinho tem um potente efeito antioxidante, tendo em vista que age melhorando a função endotelial, induz a vasodilatação dos vasos arteriais e inibe a oxidação do colesterol LDL, o “colesterol ruim”. Além disso, aumenta o colesterol HDL, o “colesterol bom”. O vinho também pode ser utilizado como um fator protetor principalmente para as pessoas com idade acima de 30 anos, quando o risco de doenças cardiovasculares é maior.
As propriedades antioxidantes do vinho são atribuídas à presença dos polifenóis na casca e sementes da uva. O Resveratrol é o principal e um dos cerca de 200 polifenóis já identificados no vinho. Tem uma ação “varredora” de radicais livres 10.000 vezes superior ao Tocoferol (Vitamina E), dessa forma exercendo papel protetor contra o envelhecimento. A uva preta, principalmente a casca, tem grande concentração dessas substâncias que são, na verdade, o seu mecanismo de defesa contra as pragas, insetos e fungos. Como entram na composição do vinho, elas repassam esse benefício para o mesmo que, por sua vez, através da ação do álcool que ele contém, permitiria a conservação dos polifenóis e sua melhor absorção.
As uvas são consideradas uma das maiores fontes de compostos fenólicos, que estão presentes tanto no vinho tinto quanto no branco. Por ser a matéria-prima para a produção de vinhos e sucos, é importante conhecer os teores de compostos fenólicos das uvas, pois estes podem influenciar a qualidade dos produtos finais.
Por fim, o ideal é tomar o vinho junto às refeições. Recomenda-se o consumo de 1 a 2 taças (240 a 480ml/dia)- o que corresponde em média a 11% de teor alcoólico-, para que os seus benefícios possam ser alcançados.

Fonte: Vinho & Saúde. Disponível em  http://www.nutricaoativa.com.br/conteudo.php?id=333
Capacidade Antioxidante do Vinho. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/