domingo, 15 de junho de 2014

POR QUE COMEMOS TANTO NO FRIO?

É chegada aquela época do ano que a preguiça vem e toma conta de vez! No calor, a desculpa é a moleza gerada pelas altas temperaturas... No frio, a preguiça de sair da cama, a não ser que seja direto para a cozinha! Pois é, quem nunca se deu conta de que no frio acaba comendo muito mais além da conta? É fondue, massas, vinho, sopas cremosas, chocolate e por aí vai...Duvido que alguém no frio sinta vontade de comer uma saladinha, um frango grelhado. Geralmente o que vem é a vontade é de comer alimentos calóricos e gordurosos.
A explicação para tudo isso é que no inverno para que nosso copo mantenha sua temperatura estável ele precisa gastar mais energia. Gastando mais energia nosso organismo irá precisar compensar esse gasto de alguma forma certo!? E ele compensa como? Sim, “pedindo” mais energia, ou seja, calorias.
Essa explicação é muito simples, mas saber lidar com isso é bastante complicado. Pois se a situação, digo se a alimentação, sair do controle você irá chegar no verão com uns bons quilinhos a mais e ai, dá-lhe academia! Aliás essa é um outro fator que piora ainda mais a situação, afinal levante a mão quem é que tem coragem de acordar cedo para praticar alguma atividade física? E nem precisa ser acordando cedo, independente da hora geralmente no frio as pessoas tornam-se totalmente sedentárias! E ai que está o perigo: você come mais e gasta menos energia! Totalmente errado né, já que se sabe que o excesso de peso nada mais é do que um desequilíbrio entre o ganho e o gasto energético!
Aqui vão algumas dicas para ter uma alimentação mais saudável no frio:
- Não deixe de praticar atividade física. A atividade física irá te ajudar a esquentar o corpo no frio e além disso irá te ajudar a manter o peso adequado;
-  Prefira chás no lugar do chocolate quente;
- Que tal substituir a salada pelos legumes e verduras cozidos ou em sopas, suflês? Mas sempre fique atento a quantidade de óleo utilizado no preparo e não exagere!;
- Troque o chocolate em pó pelo cacau sem açúcar. O cacau é rico em antioxidantes que nos protegem de diversas doenças.
- Esquente as frutas a vapor ou no microondas. Banana quente com canela por exemplo, é uma delícia!


Em breve vem aí algumas receitinhas de coisas gostosas que podemos comer no frio, mas sem muitas de calorias!