domingo, 11 de novembro de 2012

Alimentos integrais: fique atento!

Hoje em dia todos que procuram uma alimentação mais saudável recorrem aos alimentos integrais. Porém há muitos produtos na prateleira dos supermercados que são integrais apenas no rótulo! Um desses alimentos é o pão integral. Portanto o blog Nutrição & Qualidade de Vida traz hoje uma reportagem extraída do Jornal Folha de São PauloEquilíbrio, publicada no dia 6 de Novembro de 2012. Se você costuma consumir pães integrais com frequência, deve conferir!

Integral só no nome
Teste mostra que marcas de pães especiais usam mais farinha de trigo tradicional do que não refinada; fabricantes dizem que seguem normas brasileiras

JULIANA VINESDE SÃO PAULOCAROLINA DE ANDRADECOLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O pão integral industrializado não é tão integral assim, mostra análise da Proteste (órgão de defesa do consumidor). Quatro entre sete marcas testadas têm mais farinha tradicional do que a não refinada na composição.
A análise mediu a quantidade de fibras dos produtos (todos tinham mais do que o indicado no rótulo) e avaliou a lista de ingredientes da embalagem que, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, devem ser organizados em ordem decrescente de quantidade."Em quatro marcas, o primeiro item da lista é a farinha refinada. Não é o que se espera de um pão integral", diz Manuela Dias, nutricionista e pesquisadora da Proteste.
O resultado evidencia a falta de regulamentação do setor e levanta a questão: quanto de grãos não processados um alimento precisa ter para ser vendido como "integral"?
As normas brasileiras ignoram o tema. "Faltam parâmetros. O consumidor não sabe o que compra", critica Dias.
Outros países têm normas específicas sobre isso. Nos EUA, o pão integral de trigo só pode levar esse nome se for produzido apenas com farinha integral. Na Holanda, apenas pães feitos com 100% de grãos não processados ganham o rótulo de integrais.
A nutricionista Tatiana Barão diz que um produto rico em farinha branca não oferece os benefícios daquele feito principalmente com trigo não processado.
Em geral, pães integrais industrializados usam entre 40% e 70% de trigo não refinado, segundo a nutricionista Raquel Pimentel. A farinha branca é adicionada para prolongar a data de validade e melhorar a aparência. "O pão 100% integral é mais duro e quebradiço e pode ter sabor forte", diz Barão. O trigo não refinado preserva parte da casca do cereal, além do gérmen. É onde estão os principais nutrientes, lembra Pimentel. "Vitamina E, B12 e minerais", lista.
O pão integral tem mais fibras que o outro, o que ajuda no funcionamento do intestino, prolonga a sensação de saciedade (as fibras são digeridas devagar) e ajuda a manter estáveis os níveis de glicemia no sangue. "O pão branco é rico em amido, que é absorvido rapidamente e resulta em picos glicêmicos, o que pode levar ao diabetes", diz Lara Natacci, nutricionista.
Para as especialistas, não há problemas no fato de os pães testados terem mais fibras do que o indicado no rótulo. "O medo é que o rótulo esteja errado também nas quantidades de sódio e de gordura", afirma Pimentel.

OUTRO LADO
Em nota, a Wickbold disse que não divulga dados sobre a fórmula de seus produtos. Além disso, afirma que os pães da marca que levam o nome "integral" têm cereais integrais, seguindo a legislação brasileira. Representantes da Líder Minas, fabricante do pão Milani, informaram que a empresa utiliza entre 23% e 25% de farinha integral no produto avaliado pela Proteste. A Bimbo do Brasil, que detém as marcas Firenze, Plus Vita e Nutrella, informou em nota que segue as regras para produtos integrais da organização internacional Whole Grains Council. Procurada pela Folha, a Bread Life não respondeu. Os representantes da GrãoLev não foram encontrados.
A Vigilância Sanitária informou que pretende rever a regulamentação dos produtos integrais, mas o tema não está na agenda deste ano.

COMO FOI FEITA A PESQUISA
A Proteste comparou sete marcas encontradas em supermercados da cidade do Rio de Janeiro. A análise em laboratório determinou a quantidade de fibras de cada produto e a análise dos rótulos mostrou o peso da farinha branca na receita

COMO ESCOLHER PELA EMBALAGEM
Ingredientes
Observe a ordem em que os ingredientes aparecem no rótulo: se a farinha tradicional estiver em primeiro lugar, o pão tem mais trigo refinado. Prefira os produtos em que a farinha integral aparece primeiro

Valor nutricional
Na tabela nutricional, compare a quantidade de fibras (quanto mais fibras, maior a chance de o produto ser integral), observando o tamanho das porções. Preste atenção também ao teor de sódio e de gordura saturada

Selo
A organização internacional Whole Grains Council criou selos para identificar produtos que têm entre 51% e 100% de grãos integrais em sua composição. Algumas marcas brasileiras têm o selo. Consulte a lista no site wholegrainscouncil.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário