terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

GOJI BERRY: SERÁ QUE EMAGRECE?

De volta aos milagres para o emagrecimento... o assunto da vez é a Goji Berry o principal componente da chamada “farinha seca barriga”. Duvido que alguém que esteja correndo atrás da perda de peso nunca tenha ouvido falar ou até mesmo já tenha comprado. Bom, vamos lá!
A Goji berry (Lycium barbarum) é uma fruta de coloração avermelhada e sabor levemente azedo. Goji (Lycium barbarum, Solanaceae) ou goji berry, tem  tradicionalmente sido usada na medicina tradicional chinesa há vários séculos. Recentes pesquisas sugerem uma série de benefícios potenciais à saúde incluindo efeitos antioxidantes e atividades anti-tumorais, bem como neuroprotetoras.
Devido a uma série de supostos efeitos terapêuticos, o alimento ganhou o status de “super alimento” entre os orientais, e vem sendo atualmente difundida em vários países do mundo. Ainda existem poucos estudos científicos que explicam os benefícios desta fruta. Contudo, atualmente alguns têm demonstrado que o consumo diário do suco de Goji berry aumentou significativamente a sensação de bem-estar, melhora da função gastrointestinal e neurológica. Além disso, este fruto pode apresentar efeitos positivos no tratamento de doenças como a aterosclerose, câncer, diabetes, efeito hepatoprotetor e neuroprotetor e ainda pode auxiliar no tratamento da hipertensão arterial.
As principais formas de consumo desta fruta é in natura ou em preparações como passas ou sucos. No Brasil ela é encontrada desidratada ou na forma de extrato. A Goji apresenta apreciado valor nutricional, especialmente devido aos seus teores de vitaminas, minerais e fibras, além de pigmentos como os carotenoides e a zeaxantina.

Composição nutricional da Goji Berry (em 100g)
Energia (Kcal) ---------------------------------------------------------- 370

Gorduras totais (g) ------------------------------------------------------ 8,2

Proteínas (g) ----------------------------------------------------------- 11,7

Carboidratos (g) ------------------------------------------------------- 67,7

Fibras (g) -------------------------------------------------------------- 10,0

Cálcio (mg)------------------------------------------------------------- 112

Cobre (mg)---------------------------------------------------------------- 2

Ferro (mg)----------------------------------------------------------------- 9

Magnésio (mg)---------------------------------------------------------- 109

Fósforo (mg)------------------------------------------------------------ 109

Potássio (mg)---------------------------------------------------------- 1132

Sódio (mg)-------------------------------------------------------------- 150

Zinco (mg)----------------------------------------------------------------- 2

Tiamina (B1) (mg)------------------------------------------------------ 0,15

Vitamina C (mg)---------------------------------------------------------- 29

De acordo com evidências da literatura, a composição acima descrita, está associada a benefícios na função ocular, sendo utilizado para a prevenção da degeneração macular. Além disso, as formas presentes de carboidratos (galactose, glicose, arabinose, manose, ramnose e xilose) associa-se a diferentes ações terapêuticas, que incluem fortalecimento do sistema imunológico e das funções neurocognifivas, proteção contra o envelhecimento e prevenção contra certos tipos de câncer.
É importante destacas que as pesquisas investigando os efeitos da Goji berry sobre a saúde foram realizadas em modelos animais e, em maioria, tratam-se de estudos in vitro ou in vivo, com escassas as pesquisas em humanos. Apesar dos múltiplos benefícios sugeridos, há relatos na literatura de reações alérgicas após o consumo, com sintomas respiratórios e cutâneos em indivíduos sensíveis a determinadas proteínas presentes na fruta. Desta maneira, é essencial que mais estudos sejam necessários para que os benefícios terapêuticos desse alimento sejam reconhecidos pela literatura.
Sim, eu sei que agora você esta esperando que sejam citados aqui quais seriam os mecanismos envolvidos na perda de peso.  Bem a verdade é que não se sabe! Não há nenhum estudo científico que comprove que a fruta realmente promova isso. Foram citados aqui diversos outros benefícios, porém não há artigos científicos que comprovem esse “super efeito” emagrecedor que tem sido tão difundido em alguns sites por ai, inclusive em academias. Ou seja: a Goji Berry NÃO EMAGRECE!
Por isso galera antes de gastar o seu dinheiro comprando a tal “farinha seca barriga”, que tal modificar seus hábitos e incluir a Goji dentro de uma alimentação saudável? Isso sim é garantia de perda de peso de forma saudável! Fica a dica!

  • ·        Xiaogang Du et al. Dietary Wolfberry Supplementation Enhances the Protective Effect of Flu Vaccine against Influenza Challenge in Aged Mice. J. Nutr. February 1, 2014vol. 144 no. 2 224-229
  • ·         Benefícios das Goji Berries à Saúde. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/bgb.php
  • ·         Portal Nestlé Nutri Saúde. Disponível em: http://www.nestle.com.br/nestlenutrisaude/

2 comentários: