quarta-feira, 13 de abril de 2011

LICHIA: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?

A lichia é uma fruta ainda desconhecida por boa parte dos brasileiros. Sua safra começa entre outubro e novembro e dura até o fim do primeiro mês do ano.  Um pouco menor do que uma ameixa, a lichia possui uma casca grossa e avermelhada, que deve ser retirada na hora de comer, como a banana. Docinha, ela agrada ao paladar até mesmo das crianças, mas também é uma boa pedida para quem quer se ver livre de quilos extras, já que a polpa da fruta possui pouca gordura, poucas calorias e muita água. Além disso, a lichia tem uma ótima quantidade de vitamina C: cada 100 g de lichia tem 50 mg da vitamina, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados, além de possuir ação antioxidante, combatendo câncer e problemas de coração. A vitamina C ainda ajuda a controlar a taxa de colesterol no sangue e faz bem para a pele.
A fruta é relativamente nova no Brasil entrando com força no país há cerca de quatro ou cinco anos, em regiões como o interior de São Paulo e de Minas Gerais. Isso contribuiu para que o preço da lichia baixasse. Antes, ela era encontrada apenas como produto importado.
A melhor maneira de consumir a lichia é lavar bem sua casca antes de abri-la, para evitar que impurezas contaminem sua polpa. Ela é composta principalmente de vitamina C, mas possui ainda vitaminas do complexo B, cálcio, sódio e potássio. Em termos de minerais, o potássio é o micronutriente predominante no fruto.
O pericarpo (casca) da lichia pesa em média 15% do peso da fruta e contêm quantidades significantes de compostos fenólicos, antocianinas que são os principais polifenóis.  As antocianinas desempenham uma função farmacológica importante contra varias doenças, como doenças cardiovasculares, câncer, inflamações e alergias. Alguns estudos indicam que o pericarpo da lichia é um potente “varredor” de radicais livres e possui uma forte atividade antioxidante, o que sugere seu uso como uma fonte natural de antioxidante.
                A tabela abaixo mostra a composição nutricional da lichia:
Porção de 100g (aproximadamente 10 unidades sem casca)
Valor energético
66 kcal
Carboidratos
16,53
Proteínas
0,83g
Gorduras
0,44
Fibras
1,3g
Cálcio
5mg
Fósforo
31mg
Ferro
0,31mg
Potássio
171mg
Vitamina C
71,5mg
Tiamina
0,01mg
Riboflavina
0,065mg
Niacina
0,6mg
                                        Fonte: USDA, DRI 2005
Fonte: Propriedades Nutricionais da Lichia. Disponível em: http// www.rgnutri.com.br/ Folha Equilíbrio (Jornal Folha de São Paulo): 21 de Janeiro de 2009: “Saiba mais sobre as propriedades nutricionais da lichia”

2 comentários:

  1. Adorei...vou passar mais vezes aqui...


    Estou passando por aqui para convidar você para conhecer meu blog.

    Quando puder passar por lá,vai ser um prazer ter sua companhia.

    bjs

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Tatiana, fico feliz que tenha gostado!!Fique sempre à vontade para deixar opiniões e sugestões!Vou ver seu blog agora!!Bjs

    ResponderExcluir