segunda-feira, 18 de abril de 2011

O BOM E VELHO CHOCOLATE...

Já que a Páscoa está chegando, nada mais justo do que falar dessa maravilha que é o chocolate! Portanto, o post de hoje traz algumas informações que você precisa saber antes de se deliciar!!!

Altamente calórico, o chocolate é o vilão das dietas, mas pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis. Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonóides (antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares) e de substâncias precursoras da serotonina - um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e a ansiedade, além de estimular os centros de prazer e de bem-estar.
Alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes (flavonóides) presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento. Além disso, os antioxidantes possuem ação anti-inflamatória, inibem a coagulação, aumentam o HDL (colesterol bom) e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. O chocolat contém ainda vitaminas A, B, C, D e E e sais minerais, como o ferro e o fósforo.
Os benefícios dependem da quantidade de flavonóides presente no chocolate, o que varia de acordo com o tipo de produto. Quantidades significativas da substância só são encontradas nos chocolates tipo amargo, com mais de 70% de cacau. Para fazer bem à saúde do coração, o chocolate deve ser no mínimo 70% amargo.
Os flavonóides estão mais presentes no chocolate amargo porque este tem maior concentração de cacau. Em contrapartida o chocolate ao leite apresenta quantidades muito pequenas e o chocolate branco não apresenta antioxidantes, pois não contém massa de cacau. De qualquer modo, independente do tipo de chocolate, por ser altamente calórico deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis.
O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite. A Organização Mundial de Saúde não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce. Para quem não resiste, o importante é não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura.
                Além disso, é preciso que os consumidores tenham atenção ao comprar chocolates diet, estes são exclusivamente para pessoas com diabetes. Como não tem açúcar na composição, o teor de gordura do "diet" precisa ser maior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica. Já os "light" têm menos gordura e, por isso, menos calorias.
O chocolate possui ainda, duas substâncias estimulantes: a teobromina e a cafeína, em uma proporção de 10 para 1 respectivamente. A teobromina, diferente da cafeína que é conhecida como estimulante do sistema nervoso central, estimula principalmente o sistema muscular. O chocolate contém pouca cafeína. Há menos de 10 miligramas de cafeína em uma barra de chocolate ao leite (uma xícara de café, por exemplo, contém entre 65 e 150 miligramas de cafeína).
Recomenda-se que o chocolate seja consumido após um almoço à base de muitas fibras, que vão desacelerar a absorção de glicose. Caso seja ingerido em jejum, a glicose do organismo estará baixa, e a pessoa terá o chamado rebote glicêmico, ou seja, a glicose irá subir rapidamente, o organismo vai produzir muita insulina, a glicose chegará depressa demais à célula e ficará de novo baixa no organismo, conseqüentemente você não sentira satisfeito e vai querer muito mais!!!

JCURIOSIDADES

Ovos de chocolate na Páscoa
O costume começou há cerca de 3.000 anos com os chineses, que comemoravam o início da primavera no Hemisfério Norte, oferecendo ovos de pata e galinha pintados em cores fortes. O ritual pagão celebrava a volta à vida, após um inverno rigoroso e os longos meses em que a natureza permanecia coberta de neve. A data coincide com a Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo. Com o tempo, o costume se espalhou pelo mundo, e outros materiais substituíram o ovo animal, como a madeira e as pedras. Em meados de 1828, o desenvolvimento da indústria de chocolates na Inglaterra consolidou o produto como matéria-prima nesta época. No Oriente, no entanto, os ovos de chocolate ainda não foram totalmente incorporados à cultura.

Os ingredientes do chocolate
Chocolate Amargo: massa de cacau (resultado da trituração das favas), manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea)
Chocolate Ao leite: adiciona-se leite em pó à massa de cacau, à manteiga de cacau, ao açúcar e à lecitina de soja
Chocolate Branco: manteiga de cacau, açúcar, lecitina de soja e leite em pó

Valores nutricionais em 100g de chocolate
Energia (Kcal)
Prot(g)
CHO(g)
Lip(g)
Chocolate ao leite
540
8,0
58,67
30,67
Chocolate Amaro (amargo)
537
4,3
63,0
29,75
Chocolate meio amargo
550
3,5
62,4
31,9
Chocolate branco (Laka)
550
9,67
55,0
32,33
Chocolate branco (Galak)
562
10,6
50,8
35,1
Fonte: Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional.

Mitos Sobre o Chocolate
Chocolate “diet” é mais saudável?: NÃO. Você deve prestar atenção nas embalagens dos chocolates, pois os chocolates na versão "diet" costumam apresentar mais gordura do que os chocolates convencionais tornando-se, portanto mais calóricos.
Chocolate causa acne? NÃO: De acordo com a literatura, são os hormônios, e não os alimentos, que causam a acne. São esses hormônios causadores de uma superprodução de óleo na pele, resultando na obstrução dos poros. Os pesquisadores concordam que a dieta alimentar, incluindo chocolates, não causa acne.
Chocolate pode dar dor de cabeça? NÃO. Pesquisas recentes mostram que a dor de cabeça e a ingestão de chocolate como fatores isolados não estão relacionadas. Os especialistas concordam que a maior parte das vezes é o estresse, os padrões de sono, a fome e as mudanças hormonais que causam a dor de cabeça. No entanto, em pessoas sensíveis, o chocolate pode desencadear enxaqueca devido à presença de feniletilamina.

Por fim, é importante lembrar que os flavonóides estão presentes em outros alimentos, como a uva e a jabuticaba, por exemplo. Portanto, nada de comer mais chocolates (amargos) com a desculpa de que estará ingerindo mais antioxidantes. Você pode consumir, é claro afinal é uma delícia, só que com moderação e sempre associado à uma alimentação saudável!


Fonte: Chocolate: www.rgnutri.com.br;Na Páscoa, especialistas enumeram os benefícios do chocolate”: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/04/04/na-pascoa-especialistas-enumeram-os-beneficios-do-chocolate-916243883.asp; Especialista esclarece dúvidas sobre o consumo de chocolate”: http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/especialista-esclarece-duvidas-consumo-chocolate-432515.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário