segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

DELÍCIAS DO VERÃO: AÇAÍ

O açaí é um pequeno fruto roxo natural de açaizeiros. No Estado do Pará é onde se encontra
a maior concentração natural do açaí no Brasil, porém por ser saboroso e inconfundível, o açaí ganhou seu espaço na alimentação de todos os brasileiros.
Os frutos do açaizeiro possuem forma arredondada e rica polpa comestível. Do açaizeiro podem-se aproveitar tudo: frutas, raízes, palmito, tronco e cachos frutíferos. A polpa pode ser utilizada no preparo de sobremesas, sucos, vinhos, licores ou sorvetes.
Inicialmente, o açaí começou a ser utilizado por tribos na Amazônia para fins medicinais, como: fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças cardíacas e combate à infeccções e até mesmo como remédio para disfunção erétil.
O açaí possui alto valor nutricional, sendo as antocianinas um dos seus principais componentes: substâncias que dão a cor roxa do fruto e que possuem atividade antioxidante. Cada litro de açaí contém cerca de 1g de antocianina, quantidade 10 vezes maior que a encontrada no vinho tinto.
O açaí é rico em fibras, contendo cerca de 30g por litro. Sabe-se que as fibras são essenciais para o controle de peso e para prevenção de alguns tipos de câncer, como o de cólon, por exemplo. Também rico em proteínas (10g por litro), o açaí atinge de 25 a 31% da quantidade diária recomendada desse nutriente. Além disso, esse fruto contém pouco açúcar e é riquíssimo em vitamina E e minerais, como magnésio, cromo e cobre.
Apesar de rico em lipídios, a concentração desse nutriente no açaí assemelha-se ao encontrado no azeite de oliva português: 25% saturados, 15% poliinsaturados e 60% monoinsaturados. Porém, o açaí não deve ser considerado um alimento energético, como alguns pensam: o que faz com que o açaí forneça maior energia e seja muito recomendado em academias são os componentes que são misturados ao fruto, como o guaraná, banana, morango, amendoim, granola, entre outros alimentos.
Portanto se você nunca experimentou o açaí, não perca tempo! Além de delicioso, como você viu, ele possui excelentes propriedades nutricionais. E é claro, seu consumo deve estar sempre associado a uma dieta equilibrada!

J Valor nutricional do Açaí:

Porção: 100 g
Kcal: 247
HC: 36
PTN: 3.8
LIP: 0.2
Fibras: 11,52
Colesterol: 0



Fonte:
·          Açaí: Benefícios do suco, fruta e polpa de açaí. Disponível em:  http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-acai.html
·          Açaí. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/alimentos/propriedades/acai.php
·          Sabor local, consumo global. Revista Nestlé Bio. Ano 2, nº3, abril de 2007, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário