segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

DELÍCIAS DO VERÃO: ÁGUA DE COCO

O Blog Nutrição & Qualidade de Vida está de volta!!! E neste mês de Fevereiro ele traz uma série de matérias sobre o verão! Aproveite e delicie-se!



Todos sabemos que em altas temperaturas a hidratação é fundamental. Antes mesmo de sentir sede é importante que você beba água constantemente para que seu corpo esteja sempre hidratado. Isso porque a sensação de sede já é um sinal de desidratação.
O verão é uma época em que costumamos transpirar mais, portanto estamos mais sujeitos à desidratação, dessa forma a ingestão de água é de suma importância. E para aqueles que não são muito “fãs” de água mineral, a água de coco é uma boa pedida!
O coco é um fruto do coqueiro, da família das palmáceas, que correspondem a cerca de um milhão de espécies. O coco-da-bahia, introduzido na Bahia em 1553, pelos portugueses, é o mais conhecido e utilizado.
A água de coco, nada mais é que o líquido presente no interior do fruto, especialmente em maior quantidade quando o coco está verde. Além de deliciosa e super refrescante a água de coco também é rica em vitaminas e sais minerais.
As propriedades nutricionais do coco irão variar de acordo com seu estado de maturação. Em geral, o coco apresenta grande quantidade de potássio, sódio, fósforo e cloro, minerais essenciais ao adequado funcionamento do organismo. Além disso, também é rico em fibras. À medida que a sua polpa amadurece seu teor de gordura é enriquecido. O coco possui ainda carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B5 e C e magnésio. E possui ainda baixas calorias: 100ml contém cerca de 20 calorias apenas.
Por ser rica em minerais, a água de coco é considerada um isotônico natural (a única bebida isotônica natural!), podendo ser utilizada após a atividade física para repor os líquidos perdidos e evitar a desidratação. Além disso, por apresentar composição semelhante à do soro fisiológico, principalmente no que se refere a quantidade de sódio e de água, a água de coco pode ser utilizada no tratamento de diversos problemas de saúde, tais como: diarréia, fadiga, cãibras, dores de cabeça, mal estar e enjôos. O consumo de água de coco também está relacionado à redução da pressão arterial e risco de doença cardíaca, melhora da função renal, prevenção da aterosclerose, melhora no processo de digestão e no controle do níveis de glicemia no sangue e possui propriedades antioxidantes.
 Hoje em dia nos supermercados é possível comprar a água de coco em caixinhas. O ideal seria o consumo do coco fresco, pois ele conserva melhor todos os nutrientes. Porém, tendo em vista que os principais minerais encontrados (sódio e potássio) não se perdem facilmente, não há grandes diferenças ao optar pela água de coco em caixinha. De qualquer forma, você deve ficar atento aos conservantes utilizados, já que é um produto industrializado.
 Portanto refresque-se e usufrua de todos os benefícios que o consumo de água de coco pode lhe proporcionar além de manter seu corpo sempre hidratado!

Fonte:
·          Água de Coco. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/agua-coco.php
·          Propriedades da água-de-coco incluem alívio de náuseas. Disponível em: Folha.com: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4280.shtml

            
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário