terça-feira, 26 de julho de 2011

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS: MAIS UM ALIADO NA LUTA CONTRA O PESO?

Você já ouviu falar nos alimentos termogênicos? Se não, o post de hoje traz algumas informações sobre esses alimentos que vem sendo muito procurados por aqueles que desejam emagrecer.
Alimentos termogênicos são alimentos que auxiliam na redução de peso, pois aceleram o metabolismo, que é a energia que o nosso organismo gasta. O que acontece é o seguinte: o alimento termogênico faz com que o organismo gaste mais energia e, portanto, queime a gordura armazenada.
Estudos mostram que é possível reduzir até 200 calorias em um dia associando uma alimentação saudável com o uso de alimentos termogênicos. Um dos mecanismos para auxiliar a perda de peso seria a atuação de alguns termogênicos nos adipócitos (células que armazenam a gordura) potencializando a degradação das gorduras durante o exercício. Alguns atuam no Sistema Nervoso Central, estimulando o estado de alerta e concentração, retardando a fadiga muscular e aumentando a disposição para a prática de atividade física.
O ideal é que esses alimentos sejam consumidos duas vezes por dia para que seus benefícios possam ser alcançados. E para que a queima de gordura seja mais efetiva, os termogênicos podem ser consumidos antes da atividade física.
Deve-se ter cautela quanto o consumo excessivo desses alimentos, tendo em vista que por alguns terem ação estimulante (café, chá verde, cacau e guaraná em pó) o consumo excessivo pode levar a sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. O gengibre, por outro lado, pode aumentar a pressão arterial. Portanto, pessoas com problemas cardíacos e hipertensos, devem ter maior atenção ao incluir esses alimentos à dieta.
A tabela abaixo mostra os principais alimentos termogênicos:

Pimenta vermelha: Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.
Chá verde (Camellia sinensis): Favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico. Para que o efeito aconteça, recomenda-se cinco xícaras de chá por dia durante três meses. Mas, cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite.
Canela: além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição mais gostosa!
Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. "O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes. Recomendam-se duas fatias pequenas.
Chá de hibisco: Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Para que o efeito seja positivo, aconselha-se um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor.
Alimentos  com  Ômega 3: O ômega 3 é encontrado em peixes, como salmão e atum e na linhaça. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.
Água gelada: Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200 kcal!

Fonte: adaptado do site http://terra.minhavida.com.br (Ana Paula de Araújo)
É importante destacar que a ingestão do alimento termogênico por si só não garantirá a perda de peso. Para que isso aconteça, como já sabemos, é a velha dupla que deve entrar em cena: alimentação saudável e atividade física. Portanto, o alimento termogênico irá pontencializar a perda de peso, fazendo com ela ocorra de maneira mais rápida. A ação termogênica também irá depender da quantidade e da freqüência de consumo. Dessa forma, o consumo deve ser feito todos os dias e não apenas esporadicamente.
E lembre-se sempre que o ideal é procurar um profissional especializado, pois ele é o único que poderá te ajudar a incluir o alimento termogênico na sua rotina diária, de acordo com a quantidade e o tipo mais adequado. Só assim você poderá usufruir de todos os benefícios que esses alimentos associados à alimentação saudável e a atividade física podem te proporcionar e o melhor: terá mais saúde e ainda ficará em forma! Quem não quer!???

Fonte:Uso de alimentos termogênicos no tratamento da obesidade.Disponível em: http://www.vitafor.com.br/artigos/termogenico. Rio de Janeiro, Junho de 2010.
Alimentos Orgânicos. Disponível em: http://www.vponline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário