segunda-feira, 4 de julho de 2011

PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS: DESCUBRA QUEM SÃO ELES!

            Com certeza você já deve ter ouvidos falar sobre alimentos probióticos e prebióticos. Esses alimentos fazem parte do grupo dos alimentos funcionais, ou seja, são alimentos que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano.
Os probióticos são bactérias que produzem efeitos benéficos ao organismo e são usados para prevenir e tratar doenças. São microorganismos vivos da nossa flora intestinal normal, ou seja, são as bactérias presentes normalmente no nosso intestino, com a função de auxiliar no seu funcionamento e de nos proteger de bactérias que possam nos fazer mal. Assim, alimentos enriquecidos com probióticos buscam auxiliar na proliferação dessas bactérias benéficas para regular o trânsito intestinal e nos proteger de possíveis infecções.
Diversos microorganismos são usados como probióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, bactérias não ácido lácticas e leveduras. As mais conhecidas bactérias que exercem as funções no organismo são as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus.  Essas bactérias costumam ser adicionadas a alimentos industrializados disponíveis nos supermercados, como iogurtes e leites fermentados, que são o principal exemplo de fonte de probióticos. Os probióticos exercem as seguintes funções no organismo: fortalecimento do sistema imunológico, ajudando o organismo a criar defesas contra bactérias e microorganismos indesejáveis; equilibram a flora intestinal, atuando no controle do colesterol e na redução do risco de câncer; aumentam o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos; possuem grande importância para indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.
Por outro lado, os prebióticos são ingredientes alimentares não digeríveis que beneficiam o hospedeiro por estimular seletivamente o crescimento e/ou a atividade de uma ou um número limitado de espécies bacterianas no cólon. Os prebióticos são alguns tipos de fibras alimentares, ou seja, carboidratos não digeríveis pelo nosso corpo. As fibras prebióticas mais comuns são: a inulina (presente nos seguintes alimentos: trigo, cebola, alho, alho poró, etc); frutooligossácarideos (FOS) (encontrados em quantidades significativas se manipulados); pectina (presente nos seguintes alimentos: farelo de aveia, lentilha, soja, frutas cítricas, maçãs, etc.).
Os prebióticos exercem as seguintes funções no organismo: auxiliam no adequado funcionamento do intestino, pois contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica propiciando uma microflora saudável; estimulam o trânsito intestinal; colaboram para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de açúcar e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue; estimulam a motilidade intestinal; estimulam o crescimento das bifidobactérias, essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são maléficas, que podem formar substâncias tóxicas; e aumentam a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.
Existem ainda os simbióticos, que nada mais é do que a combinação de prebóticos com os probióticos com objetivo de intensificar os efeitos dos dois componentes. Lembrando que a ingestão desses alimentos deve ser diária para que você possa usufruir de todos os seus benefícios. Seu uso deve estar associado a uma alimentação saudável rica em fibras, presentes em grãos integrais, frutas e hortaliças e à prática de atividade física que são fatores que auxiliam no bom funcionamento do intestino!



Fonte: SAAD, Susana Marta Isay. Probióticos e prebióticos: o estado da arte. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. vol. 42, n. 1, jan./mar., 2006
Probióticos e Prebióticos. Disponível:http://www.rgnutri.com.br
Alimentos com Alegações de Propriedades Funcionais e ou de Saúde no Rótulo. ANVISA. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/legis/especifica/regutec.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário