segunda-feira, 28 de maio de 2012

DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: HIPERTENSÃO ARTERIAL


A pressão arterial é a força com a qual o sangue passa pela parede das artérias durante a circulação. A hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão alta acomete cerca de 15 milhões de brasileiros. É uma doença silenciosa, e muitas vezes o indivíduo só descobre que tem a doença quando já apresenta algum dano. Numericamente a pressão alta é definida como pelo menos 140 (sistólica)/90 (diastólica) mm Hg.
Grande parte dos casos de hipertensão tem causa desconhecida. Dentre os fatores que aumenta o risco da doença estão o tabagismo, a obesidade, o alto consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo, o sedentarismo, histórico familiar, estresse e hábitos alimentares poucos saudáveis.
Pessoas com hipertensão/ pressão alta, devem reduzir a quantidade de sal no preparo de refeições. Isso porque, no corpo humano, o sal age como uma esponja retendo água nos tecidos, ocasionando a elevação da pressão arterial.
O sal é encontrado naturalmente em quase todos os alimentos que ingerimos, mesmo que sem a adição de sal na preparação e ainda que não tenha sabor salgado. Por isso é necessário evitar o consumo de alguns alimentos.
Especialistas recomendam que a ingestão diária de sódio não ultrapasse 2.400 mg de sódio por dia para indivíduos saudáveis. A melhor maneira de diminuir a ingestão de sódio é evitar adicionar sal à comida. É importante também evitar alimentos embutidos (salsicha, lingüiça, mortadela etc) e industrializados em que contêm muito sódio

Veja abaixo os alimentos que você pode comer e aqueles que você deve evitar!

Alimentos Permitidos
EVITAR!
Pães integrais, biscoitos, bolos caseiros, macarrão e arroz SEM SAL. Farelos, sementes de abóbora e girassol, cereais matinais, granola, milho, centeio, linhaça, aveia, batata.
Pães, biscoitos, bolos caseiros etc COM SAL.

Frutas como mamão, kiwi, manga, banana, laranja, maçã, uva, pêra, melão, banana, caqui, melancia, limão, morango, maçã etc.
Frutas enlatadas.
Vegetais folhosos como escarola, rúcula, almeirão, alface, espinafre, acelga, couve, couve-flor, chicória, brócolis, abóbora, chuchu, mandioquinha, quiabo, berinjela, pepino, rabanete, etc.
Enlatados de milho, ervilha, palmito, molho de tomate, sardinha e atum.

Leite e iogurtes desnatados. Queijos brancos SEM SAL: ricota, minas, cottage e requeijão.
Leite e iogurtes integrais. Queijos amarelos como parmesão, provolone, prato, mussarela e queijos COM SAL.
Carnes cozidas, grelhadas ou assadas, ovos cozidos, peixes e aves preparadas sem pele.
Carnes vermelhas com gordura aparente, vísceras, carnes fritas, marisco, camarão, carnes gordas, carnes defumadas, hambúrgueres, bacalhau, miúdos, bacon e embutidos (salsichas, lingüiças, salames, presunto e apresuntado).
Óleos, desde que com moderação e SEM SAL.
Açúcares e doces concentrados, chocolates, manteiga e margarina COM SAL.
Sucos, chás, etc.
Bebidas alcoólicas.


RECOMENDAÇÕES GERAIS
[Pratique atividade física pelo menos 30 minutos 3 vezes por semana;
[Limite o consumo de: sal, bebidas alcoólicas, gema de ovo (no máximo 3 por semana) e margarinas (prefira as cremosas);
[Utilize temperos naturais como: limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha;
[Evite: frituras em geral, refrigerantes em excesso, salgados de pacote, temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyu e caldos concentrados; o aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e nas sopas de pacote;
[Não deixe saleiro à mesa e não acrescente sal aos alimentos já prontos;
[Leia sempre o rótulo dos alimentos industrializados evitando sódio e cloreto de sódio;
[Experimente trocar o sal comum por sal light.
Fonte:
·          Cuppari, Nutrição Clinica no Adulto. São Paulo: Manole, 2005.
·          Nutrição x Hipertensão. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/sqv/patologias/nxh.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário