segunda-feira, 21 de maio de 2012

DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: DIABETES MELLITUS

O Diabetes Mellitus (DM) é caracterizado por uma condição na qual o pâncreas deixa de produzir insulina ou as células param de responder à insulina. A insulina é um hormônio responsável por levar a glicose presente no sangue para dentro das células. Assim, quando o pâncreas deixa de produzir insulina ou quando as células deixam de responder à mesma isso faz com que a glicose sangüínea não seja absorvida pelas células do organismo levando ao  aumento dos seus níveis na corrente sangüínea.
Existem dois tipos principais da doença: o diabetes tipo 1 (DM1) e o tipo 2 (DM2).O DM1 é o tipo de diabetes é mais comum na infância, e em geral inicia-se entre os 10 e os 14 anos de idade. Porém o que tem se observado nos últimos anos é um aumento na prevalência do DM2 nessa faixa etária. O DM1 é causado pela destruição das células beta do pâncreas – células produtoras de insulina. Esta destruição é mediada por respostas auto-imunes celulares. Ou seja, o próprio organismo destrói suas células, levando ao aumento da glicose no sangue por déficit absoluto de produção de insulina. Esse tipo de DM pode estar relacionado com outras doenças auto-imunes como tireoidite de Hashimoto, doença celíaca , vitiligo e anemia perniciosa. Recomenda-se investigar rotineiramente a doença auto-imune da tireóide e, se possível, também a doença celíaca nas pessoas que têm DM1, devido a sua maior prevalência.
O DM2 é o tipo mais comum de diabetes (90% dos casos) considerado como uma das grandes epidemias do século XXI, sendo o foco principal do post de hoje! Esse tipo de diabetes ocorre quando o nível de glicose (açúcar) no sangue fica muito alto. A glicose é o combustível que as células do corpo usam para obter energia. O diabetes  tipo 2 ocorre quando não há produção suficiente de insulina pelo pâncreas  ou porque o corpo se torna menos sensível à ação da insulina  que é produzida - a chamada resistência à insulina. Os sintomas incluem aumento da freqüência urinária, sede excessiva e aumento do apetite – muitas vezes não acompanhado de ganho de peso.
                O DM2 é uma doença crônica que pode causar diversas complicações à saúde, como insuficiência renal, doenças do coração, derrame (acidente vascular cerebral) e cegueira, além de amputações de membros inferiores, por isso sua prevenção é de grande importância.
Uma dieta pobre em gorduras e açúcares associada a prática regular de atividade física é fundamental. Todos esses fatores auxiliam na prevenção da obesidade, tendo em vista que pessoas obesas possuem maior risco de desenvolver diabetes, e doenças cardiovasculares em geral.
A alimentação é de suma importância no tratamento do DM. No caso em que a doença já encontra-se estabelecida deve se adequá-la ao tipo de tratamento utilizado (insulina, contagem de carboidratos, etc).



 
 
Veja abaixo os alimentos que você pode comer e aqueles que você deve evitar!
ALIMENTOS PERMITIDOS
EVITAR!
Grãos e seus produtos integrais, como pães, biscoitos, cereais, arroz e farinhas.

Alimentos refinados (amido de milho, creme de arroz, farinha de trigo refinada, etc) ou pão branco, alimentos ricos em gordura (croissant, amanteigados), e de confeitaria com recheios (pão doce, bolos recheados e com coberturas).
Mamão, kiwi, manga, banana, laranja, maçã, uva, pêra, melão, banana, caqui, melancia, limão, morango, maçã etc.
Frutas em calda de açúcar
Leite e iogurte desnatados, queijos brancos (queijo minas, cottage, ricota).

Leite e iogurte integrais, queijos amarelos (mussarela, prato, parmesão), leite condensado e creme de leite
Carnes magras, ovos, peixes e aves sem pele, grelhados, assados, cozidos ou no vapor.
Carnes com gordura aparente, frango com pele, bacon, embutidos como presunto, mortadela e salame.
Margarina, azeites e óleos (apenas 1 colher de sopa).
Manteiga, banha, bacon, gordura do coco, óleo de dendê, gordura hidrogenada (bolachas recheadas).
Adoçante
Açúcar refinado ou mascavo, mel, melado, geléias, balas, bolos, achocolatados e chocoloates; doces concentrados como goiabada, bananada, doce de leite, balas.
Sucos naturais sem açúcar, refrigerantes diet (consumir com moderação), água de coco.
Sucos com adição de açúcar, bebidas alcoólicas, refrigerantes.


RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO  DO DIABETES MELLITUS
[Beba pelo menos 8 copos de água por dia;
[ Mastigue bem os alimentos;
[ Alimente-se de 3 em 3 horas;
[ Não misture os seguintes alimentos em uma mesma refeição: arroz, macarrão, pão, cereais, biscoitos, batata, inhame, cará, mandioca, mandioquinha;
[ Verifique nos rótulos, a quantidades de açúcar presente nos alimentos;
[ Sempre, nas refeições principais acrescente saladas cruas, principalmente folhas e seus talos;
[ Preferencialmente utilize grãos integrais como fontes e carboidratos;
[ Alimentos fontes de carboidratos devem ser consumidos junto com outras fontes alimentares, que exijam maior tempo de digestão, como por exemplo, fontes de proteínas (leites e derivados, carnes) e / ou fontes de fibras;
[ Fracione bem as refeições, ou seja, faça de 5 a 6 refeições ao dia em pequenas quantidades e preferencialmente adequadas as suas necessidades nutricionais;
[ Pratique exercícios, como caminhadas e corridas leves, diariamente. Se já houver níveis glicêmicos altos, uma avaliação médica periódica e acompanhamento de Educador Físico são necessários;
[ Diminua e evite o consumo de álcool;
[ Evite alimentos gordurosos;
[ Aumente o consumo de fibras. Acrescente, às refeições farelos, aveia e alimentos integrais.

Fonte:

·          Diabetes Mellitus. Disponível. Disponível: http://www.diabetes.org.br/attachments/550_Manual_Nutricao_Profissional5.pdf

·          Diabetes Mellitus. Disponível em: http://www.abc.med.br/p/diabetes-mellitus/22360/diabetes+mellitus.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário