segunda-feira, 4 de junho de 2012

DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: DISLIPIDEMIA

A dislipidemia é caracterizada por uma alteração nos níveis de gorduras no sangue. Essas gorduras são o colesterol total, incluindo o LDL- Colesterol (o “colesterol ruim”), o HDL (o “colesterol bom”) e os triglicérides.
A dislipidemia pode ser causada quando se ingere uma dieta rica em colesterol e gorduras, quando o organismo produz colesterol e triglicérides demais ou ambas as situações. Dessa forma, uma pessoa pode desenvolver a dislipidemia devido ao excesso de peso, dieta rica em frituras e gorduras, sedentarismo ou pode ainda ter causa genética. A dislipidemia pode ser causada também por outras doenças que interfiram com o metabolismo, como diabetes mellitus, hipotireoidismo, etc. ou pelo uso de alguns medicamentos como corticóides.
A dislipidemia é uma doença silenciosa, portanto é muito perigosa. Ela pode levar a doenças cardiovasculares devido ao entupimento das artérias e à derrames. A melhor maneira de saber se você tem essa doença é por meio da dosagem através do exame de sangue. Pessoas com 20 anos ou mais devem ter seu colesterol medido, pelo menos uma vez a cada 5 anos. Se você tiver história familiar de colesterol alto ou outro fator de risco, pode ser necessário dosá-lo antes e com uma freqüência maior.
O tratamento da dislipidemia envolve mudanças no estilo de vida e a alimentação exerce papel primordial nesse processo. A dieta, associada à atividade física e à perda de peso são fundamentais.
A alimentação deve ser pobre em gorduras saturadas, presente em alimentos industrializados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, alimentos embutidos (salsicha, lingüiça, salame, mortadela, etc), etc. Essa gordura é responsável por aumentar o LDL-Colesterol. Alimentos contendo gordura trans também devem ser evitados, já que essa gordura além de aumentar o “colesterol ruim”, diminui o “colesterol bom”. Portanto é fundamental olhar o rótulo dos alimentos.
Outros alimentos ricos em gorduras e que, portanto devem ser evitados são: leite e derivados integrais, sorvetes, lanches do tipo “fast food”, carnes gordurosas vísceras (fígado, miolo, miúdos), biscoitos amanteigados, croissants, folhados, polpa de coco e de óleo de dendê e coco, frango com pele, molhos brancos, cremes à base de chantilly, etc. É importante salientar que no caso do triglicérides o excesso de carboidratos (massas, pães etc) na dieta é o responsável pelo aumento desse tipo de gordura. Nos casos em que a dieta não é suficiente para controlar os níveis de gordura, o médico pode também prescrever medicamentos, os chamados hipolipemiantes.  
Alguns alimentos podem ser grandes aliados no combate à dislipidemia, veja alguns deles na tabela abaixo:



Gorduras Insaturadas
É representado pelas séries ômega-3 (salmão, arenque, truta, bacalhau e cavalinha, óleo de soja e de canola), ômega-6 (ácido linoléico encontrado nos óleos vegetais) e ômega -9 (ácido oléico, encontrado no azeite de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate, castanhas, nozes e amêndoas). A substituição no consumo de gordura saturada pelo ômega-6 reduz o colesterol total, LDL-C (o inconveniente é que também reduz o HDL-C, o chamado bom colesterol). O ômega-9 reduz o colesterol LDL, porém não reduz o HDL-C é.


Fibras
São divididas em solúveis e insolúveis. As solúveis são encontradas nas frutas, na aveia, cevada e leguminosas, reduzem o tempo de transito intestinal e ajudam na eliminação do colesterol. As fibras insolúveis são responsáveis pela  sensação de  aciedade é encontrada em grão, hortaliças e trigo, não interferem no colesterol plasmático. É recomendado o consumo de 20-30 g de fibra alimentar por dia.

Fitoesteróis
São encontrados apenas em vegetais e em margarinas suplementadas, desempenham funções estruturais semelhantes ao colesterol animal, com isso reduzem a absorção do colesterol. É indicado o consumo de 3 a 4 g de fitosterol por dia.

Soja
A Soja e seus derivados (molho de soja- shoyo, o queijo de soja, a proteína texturizada de soja) possuem isoflavonas que estariam relacionadas à prevenção de arteroesclerose.

Café
Possui uma substância chamada Cafestol que elevam o colesterol, porém parte desta substância é removida quando o café passa pelo filtro de papel. Recomenda-se evitar o consuma de café tipo expresso, árabe e coar o café em coador de pano, para evitar a ingestão dessa substância.

Fonte: Adaptado de http://www.rgnutri.com.br/sap/tr-cientificos/dislipidemia.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário