quarta-feira, 13 de junho de 2012

DELÍCIAS JUNINAS: MILHO


          Alimento típico da culinária brasileira e bastante versátil o milho está presente em diversos tipos de preparações. Em todas as regiões do Brasil há, pelo menos, um prato típico preparado com ele. Seja em doces ou salgados, não há quem resista ao sabor desta delícia muito consumida nas festas juninas.

            O milho é cultivado em diversas regiões do Mundo, sendo o Brasil um grande produtor e exportador. Porém, somente cerca de 5% da produção brasileira se destina ao consumo humano e, mesmo assim, de maneira indireta na composição de outros produtos. Isso se deve principalmente ao fato de muitas pessoas desconhecerem o grande valor nutricional desse alimento.

            O milho é uma importante fonte de energia, sendo o carboidrato seu principal nutriente. Enquanto que alimentos como o arroz e o trigo, passam pelo processo de refinamento nas indústrias, o milho conserva sua casca, que é riquíssima em fibras! As fibras são fundamentais para o funcionamento do intestino, diminuem absorção do colesterol e do açúcar e possuem um importante poder de saciedade!

            Além de fibras, o milho possui elevado teor de vitamina A, contém vitaminas do complexo B, como folato e tiamina, minerais, como ferro, fósforo, potássio e cálcio. Também possui proteínas e gorduras em menor quantidade.

O milho compõe preparações como, canjica, pamonha, fubá, pipoca e curau e é usado também para a fabricação do óleo de milho. Por ser um alimento energético e, portanto calórico, deve-se consumi-lo com moderação, evitando os sem excessos. Além disso, fique atento aos seus acompanhamentos, como manteiga e sal, por exemplo! Agora é só se deliciar!

A tabela abaixo mostra as calorias de algumas preparações feitas com milho:

ALIMENTO
QUANTIDADE
CALORIAS
Pamonha
1 unidade de 100g
150
Suco de milho verde natural
1 copo de 240 ml
271
Pipoca com sal
22,5g – 2 e ½ xícaras de chá
150
Bolo de milho
1 fatia
150
Milho verde- espiga
1 espiga grande- 100g
150




Fonte:
Milho. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/milho/milho-13.php




Nenhum comentário:

Postar um comentário