quarta-feira, 27 de junho de 2012

DELÍCIAS JUNINAS: AMENDOIM

Muito popular nas festas juninas o amendoim é a semente, a parte comestível da Arachis hypogaea L., planta da famíia Fabaceae. As sementes encontram-se dentro de uma vagem acoplada à raiz da planta.
O amendoim faz parte do grupo das oleaginosasJ e embora seja considerado um alimento muito calórico é um alimento bastante saudável. O amendoim é rico principalmente em lipídios (gorduras), mas são aquelas gorduras que chamamos de “gorduras boas”. A fração lipídica do amendoim é pobre em ômega 3, embora rica em monoinsaturados e ômega 6.
Estudos mostram que o amendoim é uma fonte importante de substâncias antioxidantes. Dentre essas substâncias nós temos: o resveratrol - um agente antioxidante famoso pela sua presença nas uvas escuras e no vinho tinto. Tem reconhecido poder de retardar o envelhecimento das células; a vitamina E, que tem forte efeito contra a degeneração, o envelhecimento das células, sendo que trinta gramas de amendoim fornece cerca de 25% da recomendação diária; e o sitosterol, já testado e aprovado pela comunidade cientifica européia e norte-americana como coadjuvante na prevenção do câncer.
O amendoim é um ótimo alimento para consumir nos lanchinhos entre as refeições. Além disso, por ser rico em fibras dá maior saciedade fazendo com que você não sinta tanta fome nas refeições principais e não fique “beslicando” ao longo do dia.
Uma porção de 30g (32 unidades), já é o suficiente.
O amendoim é utilizado em diversas preparações, como pé-de-moleque, pães, paçoca, etc. Porém, como em muitas dessas preparações há uma grande quantidade de açúcar tome cuidado com os excessos. E lembre-se que todos os benefícios do amendoim são bem melhor aproveitados quando ele é consumido na sua forma natural!


JPara saber mais sobre as oleaginosas, grupo do qual o amendoim faz parte, confira o post  FRUTAS OLEAGINOSAS & A SAÚDE DO CORAÇÃO” publicado em Setembro de 2011 - http://nutribemviver.blogspot.com.br/2011/09/frutas-oleaginosas-saude-do-coracao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário