segunda-feira, 26 de março de 2012

ABACATE: O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ELE...

Tido por muitos como uma espécie de “bomba calórica” disfarçada de fruta o abacate não é vilão como alguns pensam. Fruto originado do continente americano o abacate pode ser encontrado na América Latina e em outras regiões subtropicais e tropicais do mundo, sendo que o Brasil ocupa hoje o quarto lugar como produtor deste fruto, antecedido apenas pelo México, Estados Unidos e República Dominicana.
O abacate é rico em diversos nutrientes, especialmente em fibras e lipídios. Em comparação com outras frutas, tem um alto valor energético devido ao seu alto teor de gordura. Ele contém ainda uma quantidade considerável de proteínas e sais minerais quando comparado com outras frutas. No que se refere ao teor de lipídios (gorduras), o abacate é rico em ácido oléico.  
É importante destacar, que embora o abacate seja rico em gorduras, essa gordura é a do tipo monoinsaturada, que está relacionada com a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Essa gordura ajuda a diminuir o “colesterol ruim”, responsável pelo entupimento das artérias, e ajuda a manter os bons níveis de “colesterol bom” (HDL colesterol).
Outros benefícios também podem ser obtidos com o consumo de abacate: ricos em fibras solúveis, esse tipo de fibra diminui a absorção de gordura e de colesterol LDL (“colesterol ruim”), auxiliando no emagrecimento; contém substâncias antioxidantes que previnem o envelhecimento e possui ação antiinflamatória prevenindo e diminuindo a celulite.
                Justamente por ter uma quantidade elevada de gorduras o abacate é rico em calorias. E, portanto aqueles que necessitam de uma dieta com menor quantidade de calorias, devem consumi-lo com moderação, mas não é necessário bani-lo completamente do cardápio. Quanto à quantidade recomendada, o ideal é comer cerca de ¼ da fruta por semana, já que cerca de 100 gramas contém 162 calorias. A tabela abaixo mostra o valor nutricional do abacate:

Valor nutricional porção de 100g
Calorias
162 cal
Carboidratos
6.4 g
Proteínas
1,8g
Lipídeos
16 g
Fibras
2 g
Colesterol
g






Fonte:
·          Benefícios nutricionais do abacate. Disponível em: http://www.nutriweb.org.br/n0303/abacate.htm
·          Abacate. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/alimentos/propriedades/abacate.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário