sexta-feira, 10 de junho de 2011

O PODER DA LINHAÇA!

A linhaça - semente do linho (Linum usitatissimum L.), uma planta de flores azuis pertencente à família das Lináceas, original do Canadá - cada vez mais têm feito parte da alimentação dos brasileiros e não é a toa: essa semente contém inúmeros benefícios que já foram comprovados por diversos estudos.
A linhaça é um alimento riquíssimo em fibras que promove saciedade, diminuindo o apetite, por isso é um potente aliado na perda de peso. Além disso, é rica em ômega-3 e ômega-6 que são gorduras monoinsaturadas que atuam conjuntamente na redução do LDL, o mau colesterol. Os ácidos graxos da linhaça são antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres causadores de várias doenças, reforçando as defesas do corpo.
 A linhaça também contém uma substância chamada lignina - composto fitoquímico similar ao estrogênio- que atua minimizando os efeitos da menopausa e da TPM e tem propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Além disso, a linhaça é rica em proteínas e vitamina E.
Existem duas variedades principais de linhaça: a dourada e a marrom. Essas variedades apresentam pequenas diferenças quanto ao sabor, textura e cor da casca, mas, do ponto de vista nutricional não há diferenças. A linhaça dourada é proveniente de climas frios e são cultivadas sem agrotóxicos, já a linhaça marrom, mais fácil de encontrar e mais barata, é cultivada em regiões de clima quente e úmido (o que freqüentemente exige o uso de agrotóxicos) e possui uma casca mais resistente.
Recomenda-se que o consumo de linhaça seja feito por meio da farinha de linhaça, pois é dentro do grão que encontraremos todos os seus benefícios. Para isso, caso compre os grãos da linhaça, basta batê-los no liquidificador. Lembrando que você deve bater apenas a quantidade que irá consumir, do contrário a linhaça perderá seus nutrientes e benefícios com o tempo. Para aqueles que desejam maior praticidade, basta comprar a farinha de linhaça pronta. O recomendado é de uma a duas colheres de sopa de linhaça por dia, portanto não adianta consumir uma quantidade acima da recomendada, pois além de não influir no “aumento” dos benefícios pode interferir na absorção de alguns nutrientes.
O ideal é que a farinha de linhaça seja incluída no café-da-manhã, pois devido ao seu poder de saciedade, faz com que você coma menos ao longo do dia. Por ser um alimento rico em fibras é importante que ao incluir a linhaça em sua alimentação você aumente ou mantenha um bom consumo de água (pelo menos 1,5 de água por dia!).
A linhaça pode ser incluída no leite, no iogurte, em vitaminas, junto com frutas e em sucos. Lembrando que você também pode optar por pães que contenham essa semente. Caso seja utilizada em preparações que não fazem parte do café da manhã, pode ser adicionada no feijão, em sopas e em saladas, por exemplo.
Assim, diante de tantos benefícios, não há duvida de que o consumo diário de linhaça deve fazer parte da dieta daqueles que desejam ter uma vida mais saudável e manter um peso adequado!

Fonte: Semente de Linhaça. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/
A Linhaça da Pesquisa à Mesa. Revista Nestlé Bio, ano 4, nº11, abril 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário