segunda-feira, 2 de abril de 2012

MEL: MUITO MAIS QUE UM DOCE...


De sabor marcante o mel é muito utilizado no tratamento de gripes e resfriados, sendo que de todos os substitutos do açúcar, ele é o mais puro e natural. Mas o mel é muito mais que um simples doce. Desde a pré- história ele é utilizado, e isso foi constatado por meio das diversas referências em pinturas rupestres e em manuscritos e pinturas do antigo Egito, Grécia e Roma.
                O mel é uma substância viscosa aromática e açucarada obtida a partir do néctar das flores que as abelhas produzem. O aroma, o paladar, a coloração, a viscosidade e as propriedades medicinais irão depender da fonte do néctar utilizado, bem como da espécie de abelha que o produziu. Ele é composto basicamente por açúcares, água e outros compostos.
Os açúcares são os principais componentes do mel, sendo que a frutose e a glicose representam 80% da quantidade total. O mel também contém minerais, como cálcio, ferro, magnésio, cobre,  potássio, zinco e fósforo e vitaminas do complexo B e C.
Além de ser uma excelente fonte de energia e de nutrientes importantes, o mel contém inúmeros benefícios, portanto ele não deve ser visto apenas como um mero substituto do açúcar.
                Diversos estudos científicos já foram realizados a fim de esclarecer as propriedades desse alimento. Dentre essas propriedades, a atividade antimicrobiana é um dos efeitos mais ativos, sendo que diversos fatores são responsáveis por essa atividade.  Além disso, o mel também contém propriedades antissépticas e antibacterianas, fazendo com que ele seja muito utilizado em diferentes tratamentos profiláticos. Outros benefícios desse alimento são: poder cicatrizante, favorecendo a produção de tecido novo; fortalecimento dos ossos e músculos; ação digestiva e laxativa; e propriedade antianêmica. Tudo isso sem contar os benefícios para a pele, já que o mel é utilizado em diversos tratamentos estéticos.
No que se refere às calorias, uma colher (chá) de açúcar contém cerca de 40 calorias, enquanto que a mesma quantidade de mel contém 25 calorias. Além disso, o mel tem poder adoçante duas vezes superior ao do açúcar, podendo ser utilizado em bebidas, sucos, e em diferentes receitas.
É importante enfatizar que apesar de todos os seus benefícios para fins medicinais, o mel não deve ser utilizado como substituto de nenhum medicamento. Seu uso pode e deve ser feito a qualquer tempo, independente da presença de algum sintoma específico.  Deve-se lembrar também que o mel é um alimento energético, portanto seu consumo, embora possa ser diário (uma a duas colheres de sopa por dia são suficientes), deve ser feito sem exageros! Salienta-se que  indivíduos com diabetes mellitus devem evitar esse alimento tendo em vista que ele causa alterações rápidas na glicemia. Antes dos 3 anos de idade o mel também deve ser evitado, pois ele pode conter esporos da bactéria Clostridium botulinum, responsável pelo botulismo, o que pode causar intoxicações graves  nas crianças.

Fonte:
 - Mel. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/alimentos/propriedades/mel.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário