segunda-feira, 16 de abril de 2012

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL: VOCÊ SOFRE DESSE MAL?

Constipação intestinal: você com certeza conhece alguém que sofre ou que já sofreu desse mal, ou até mesmo você. O fato é que hoje em dia é difícil não encontrar pessoas queixando-se desse problema que tem se tornado cada vez mais comum. As facilidades da vida moderna e a correria do dia-a-dia acabaram por modificar os hábitos alimentares da das pessoas. Além disso, o sedentarismo e a falta de tempo, (sim, acreditem!), até mesmo para ir ao banheiro, faz com que esse problema seja muito freqüente, atingindo principalmente as mulheres.
A constipação ou obstipação intestinal mais especificamente do intestino grosso é caracterizada pela diminuição do número de evacuações, com fezes endurecidas e esforço à defecação. As principais causas da constipação estão relacionadas a hábitos deficientes de eliminação das fezes, tais como uma ausência de resposta imediata à necessidade de evacuar. Também são causas da constipação: falta de horário regular para ir ao banheiro e para se alimentar; baixo consumo de alimentos ricos em fibras; baixa ingestão de água (menos de 4 copos de água por dia); uso de remédios, inclusive os laxantes e a falta de exercícios físicos.
As fibras são um potente aliado na prevenção e no tratamento da constipação intestinal.  Farelo de trigo ou de aveia, cereais e grãos integrais, podem ser indicados como excelentes alternativas para aumentar o consumo de fibras na alimentação. É importante salientar que o consumo de fibras deve estar associado com uma boa ingestão de água. Pois somente dessa maneira as fibras poderão agir alterando o peso e a maciez das fezes. Dessa forma o ideal é consumir pelo menos 8 copos de água por dia!

RECOMENDAÇÕES 
§  Ingira no mínimo 8 copos  de água por dia;
§  Consuma alimentos ricos em fibras: pães e cereais integrais, aveia, frutas secas  (uva passa, ameixa seca), verduras e frutas com cascas;
§  Ao cozinhar verduras e legumes (cenoura, beterraba colocá-los em água já fervente para conservar as fibras;
§  Prepare os sucos sem coar;
§  Evite pimenta-do-reino e pimentas em geral;
§  Prepare os alimentos cozidos, assados, grelhados ou ensopados;
§  Utilize azeite de oliva para temperar legumes e verduras;
§  Utilize ervas aromáticas para temperar os pratos, tais como: salsinha, cebolinha, coentro, sálvia, alecrim, orégano, tomilho etc;
§  Consuma frango sem pele, peixes, carnes magras (sem gordura), coxão mole, patinho, coxão duro, lagarto, etc.
§  Mastigue bem os alimentos, para que sejam mais facilmente digeridos.

Fonte: CARUSO, Lúcia. Distúrbios do Trato Digestório. In: CUPPARI, Lilian. Nutrição Clínica no Adulto. São Paulo: Manole, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário