terça-feira, 26 de abril de 2011

Café da Manhã: Por que essa é a refeição mais importante do dia?

        
    Durante o tempo que passamos dormindo nosso corpo enfrenta um longo período em jejum, apenas gastando a energia que está armazenada e o que ficou disponível na circulação, como conseqüência das últimas refeições realizadas no período de vigília. Esse fator tem como resultado uma diminuição das reservas de “combustíveis” essências para o funcionamento do organismo. Sabendo disso, o cérebro envia sinais para todo o corpo economizar energia durante esse período, tendo como conseqüência uma diminuição no metabolismo. Com isso o café da manhã se torna uma das principais refeições do dia, servindo com uma forma de repor as energias perdidas durante o período de sono, fornecer energia para começar o dia e normalizar o nosso metabolismo, sendo o ideal para a obtenção desses benefícios realizar o café da manhã até 2 horas depois de acordado.
Uma pesquisa da Universidade de Minnesota (EUA), realizada com 2.200 adolescentes e publicada no periódico "Pediatrics", mostrou que aqueles que consumiam café da manhã costumavam manter uma dieta saudável ao longo do dia e eram mais ativos fisicamente do que os que pulavam a refeição. Cinco anos após o início do estudo, os que tomavam café da manhã diariamente ganharam menos peso e tinham IMC (índice de massa corpórea) menor do que os que não tomavam. Assim, outro aspecto importante a ser observado é que quando se pula essa refeição, as escolhas alimentares na próxima refeição acabam sendo por alimentos mais calóricos e gordurosos.
Outro estudo, da Escola Médica Havard e do Hospital da Mulher de Brigham, nos EUA, avaliou 21.300 homens por 19 anos e concluiu que o consumo de cereais matinais integrais estaria associado a um menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Na verdade, o café da manhã é uma boa oportunidade de consumir cereais integrais, já que, em muitos casos, não estão disponíveis nas outras refeições, feitas geralmente fora de casa. As fibras aumentam a sensação de saciedade e agem diretamente no controle do colesterol e da glicemia em pessoas diabéticas. Não faz diferença no metabolismo o horário em que a fibra é ingerida, mas, no café da manhã, comem-se alimentos ricos em fibras solúveis e são elas que têm o efeito no controle do colesterol e dos picos de hiperglicemia em quem tem diabetes.
            Além do que já foi citado, o hábito de tomar o café da manhã todos os dias, também está relacionado com:  a obesidade infantil, aumento no risco de doenças crônicas e dislipidemias, e com o desempenho cognitivo (especialmente para as crianças, a realização do café da manhã está associada com a melhoria da aprendizagem na escola e nas práticas de diversas atividades, como o esporte).
É importante que no seu café da manhã não falte: leite e derivados que são fontes de proteínas, responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos, e ainda fornecem o cálcio, que é um mineral importante na formação e manutenção do tecido ósseo e na contração muscular; cereais integrais, pães e biscoitos que são ótimas fontes de carboidratos, nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia ao nosso corpo; e
frutas e suco de frutas que fornecem vitaminas e minerais, responsáveis pela regulação de diversas funções no organismo.
Assim, diante da grande importância que o café da manhã tem para que possamos ter uma vida mais saudável, pense muito bem antes de pular essa refeição!!!

FONTE: Café da Manhã - Uma Escolha Saudável (www.rgnutri.com.br); Pesquisas comprovam importância do café da manhã (Folha Equilíbrio- Jornal Folha de São Paulo 15 de Abril de 2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário