segunda-feira, 12 de março de 2012

Os Benefícios do Licopeno

Você com certeza já ouviu falar em radicais livres, certo? Se não, eles são átomos ou moléculas produzidas continuamente durante os processos metabólicos e atuam em diversas reações bioquímicas e outras funções importantes no nosso organismo. A produção excessiva de radicais livres pode levar a sérios danos celulares e sua cronicidade pode estar envolvida com o desenvolvimento de uma série de doenças, dentre elas o câncer, por exemplo.
Essas lesões nas células podem ser evitadas ou reduzidas por meio da atividade dos antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres, sendo essas substâncias encontradas em diversos alimentos. Dentre os antioxidantes podemos destacar a vitamina C, o ácido úrico, a vitamina E e os carotenóides, como o licopeno.
O licopeno aparece atualmente como um dos mais potentes antioxidantes, sendo sugerido na prevenção da carcinogênese e aterogênese por proteger moléculas como lipídios, lipoproteínas de baixa densidade (LDL), proteínas e DNA. Ele é reconhecido mundialmente como um potente antioxidante, capaz de minimizar os riscos de ataques cardíacos, pois a substância impede a oxidação do LDL, popularmente conhecido como mau colesterol, responsável pela formação das placas de gordura no sangue e, conseqüentemente, pela ocorrência de acidentes cardiovasculares, infartos do miocárdio, etc. Alguns estudos mostram ainda, uma associação entre os níveis elevados de licopeno e a menor ocorrência de câncer de mama devido a sua ação sobre os radicais livres, minimizando o estresse oxidativo, uma das causas da doença.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com 48 mil homens, concluiu que o consumo deste carotenóide pelo menos 2 vezes na semana reduz em 34% os riscos de câncer de próstata. Outro estudo realizado pela mesma instituição avaliou durante um período de 10 anos, 1000 mulheres e concluiu que aquelas que consumiam este nutriente apresentavam menores riscos de problemas cardíacos, isto porque esta substância impede a oxidação de LDL colesterol.
O licopeno não é produzido pelo organismo, portanto para obtê-lo você deve ingerir alimentes que o contenha. As principais fontes de licopeno são os tomates e derivados: o tomate cru tem, em média, 30mg de licopeno/kg; o suco de tomate tem cerca de 150mg de licopeno/litro; e o catchup contém em média 100mg/kg. O consumo de molho de tomate aumenta as concentrações séricas de licopeno em taxas maiores do que o consumo de tomates crus ou suco de tomate fresco. Além disso, o licopeno presente nos tomates irá variar conforme o tipo e o grau de amadurecimento: o tomate vermelho maduro contém maior quantidade de licopeno que de beta-caroteno, sendo responsável pela cor vermelha predominante.
A absorção do licopeno é melhor quando o alimento é submetido ao calor, pois o calor rompe as membranas celulares e libera o licopeno de uma matriz de proteínas e fibras. Dessa forma, as melhores fontes são molhos e sucos de tomates. Quanto à quantidade diária recomendada, meio litro de suco de tomate por dia, por exemplo, é suficiente para que você possa usufruir de todos os benefícios que o licopeno pode lhe oferecer!

J Para saber mais sobre antioxidantes e radicais livres clique no link “Nutrição & Estética”.

Fonte:
·          Shami, N.J.I.E ; Morera, E.A.M. Licopeno como agente antioxidante. Rev. Nutr. vol.17 nº.2 Campinas Apr./June 2004
·          Fisberg, M. Benefícios do Licopeno para a Saúde Humana. Rev. Nutrição em Pauta. Disponível em: http://www.nutricaoempauta.com.br/busca.php?search=Prof. Dr. Mauro Fisberg
·          Coca, F. C. Os benefícios do licopeno. IMEN- Instituto de Metabolismo e Nutrição. Disponível em: http://www.nutricaoclinica.com.br/2005080383/nutricao-clinica/os-beneficios-do-licopeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário