segunda-feira, 18 de junho de 2012

DELÍCIAS JUNINAS: BATATA-DOCE

A batata doce é um alimento pertencente da família das Convolvulaceae e o seu nome cientifico é Ipomoea Batatas. Existem cerca de 400 tipos de batata doce, sendo que a pele e a polpa irão variar de branco, amarelo, laranja, rosa e roxo, apesar das cores branco e amarelo ou laranja serem as mais comuns.
No Brasil há quatro tipos de batata-doce, classificados de acordo com a cor da polpa: batata-branca (também conhecida como angola ou terra-nova), que tem a polpa bem seca e não muito doce; batata-amarela, de sabor mais doce; batata-roxa, com casca e polpa dessa cor, muito apreciada por seu sabor e aroma agradáveis, sendo ótima para o preparo de doces; e a batata-doce-avermelhada, que tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.
 A intensidade da cor está relacionada com o índice de beta-caroteno que ela possui, estando mais presente na variedade amarela ou laranja. O beta-caroteno é precursor da vitamina A no nosso organismo, sendo por isso denominado de “provitamínico A”. As variedades de batata doce com polpa rosa ou roxa, por outro lado, são uma boa fonte de antocianinas e têm a mais alta taxa de antioxidantes entre todas as espécies. Em um estudo realizado para avaliar esse efeito, a atividade antioxidante da batata doce de cor roxa foi 3,2 vezes superior ao do mirtilo. Curiosamente, a atividade antioxidante na pele da batata doce, independentemente da sua cor, é três vezes mais elevada do que na polpa.
Além disso, a batata doce é fonte de carboidratos e rica vitamina C, apresentando uma quantidade considerável de niacina e outras vitaminas e minerais. É um alimento bastante consumido por atletas como fonte de carboidrato durante o dia, devido ao seu índice glicêmico (índice que reflete o impacto dos carboidratos nos níveis sangüíneos de glicose), que é menor do que o do arroz e o do pão branco.
As batatas doces são agrupadas em duas categorias diferentes, dependendo da textura que apresentam quando cozinhadas: algumas são firmes e secas, enquanto que outras são suaves e úmidas. Elas não são de tão fácil preparo como outras hortaliças, visto que demanda um maior tempo de preparo. Pode ser utilizada em diversos tipos de pratos, como: assados, cozidos, doces, entre outros. Seu sabor doce combina  com canela, mel, coco, lima e noz-moscada, além de doces de pastelaria e compotas. As folhas e brotações da batata-doce também são comestíveis após breve cozimento, saborosas e nutritivas.

TABELA NUTRICIONAL

77 grs / 95.42 Calorias
NUTRIENTES
qUANT.
DDR (%)
dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina A
13107.70 IU
262.2
49.5
excelente
vitamina C
17.06 mg
28.4
5.4
muito bom
manganÉsio
0.52 mg
26.0
4.9
muito bom
cobre
0.26 mg
13.0
2.5
bom
fibras
3.14 g
12.6
2.4
bom
vitamina B6 (piridoxina)
0.25 mg
12.5
2.4
bom
potÁssio
306.05 mg
8.7
1.7
bom
ferro
1.46 mg
8.1
1.5
bom



Fonte:
Batata Doce. Disponível em: http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=alimentos-B&pub=3940

Nenhum comentário:

Postar um comentário