quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

SHAKES: SERÁ QUE VALE A PENA?

Volta e meia algum paciente pergunta se pode ou não tomar shakes e se eles realmente ajudam a emagrecer...A resposta é sempre a mesma: não indico! Shakes são verdadeiras “ilusões de emagrecimento”. É como se fosse a tal poção mágica que todos esperam que vai fazer...milagres!
A primeira vista é claro que o shake irá levar a perda de peso. Imagina você substituir seu almoço, que pode conter de 500 a 800 calorias (dependendo das suas necessidades calóricas), por um shake com 100 calorias. Óbvio que essa diminuição drástica de calorias vai provocar uma redução no peso corporal. Sabe-se que o excesso de peso é um desequilíbrio entre o gasto e ganho energético, sendo assim quanto menos calorias você ingerir, menos peso irá ganhar.
Mas, pensemos nisso a longo prazo...Quem aguentará tomar shakes o resto da vida? Acredito que ninguém! O que geralmente acontece é que entre aqueles que usam e perdem o peso desejado, assim que retomam a alimentação normal, ganham todo o peso perdido.
Por isso o melhor é a boa e velha REEDUCAÇÃO ALIMENTAR! Sim, porque com ela você aprende a comer direito. Aprende a escolher melhor os alimentos e não precisa se privar de nada! 
É importante saber também que os shakes não contêm todas as vitaminas e minerais que nós precisamos e que estão presentes naturalmente nos alimentos. Além disso, alguns são ricos em sódio e conservantes e não se sabe quais poderiam ser os malefícios do uso destes a longo prazo.

Portanto nada de tomar medidas drásticas! A perda de peso deve ocorrer de forma lenta e gradativa para que possa ser efetiva. A alimentação adequada somada a atividade física irá fazer com que você perca peso de maneira saudável e que principalmente mantenha o peso. Procure sempre um profissional qualificado (dê preferência um nutricionista) que possa te mostrar como mudar seus hábitos alimentares. A sua saúde agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário