segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DELÍCIAS DE FINAL DE ANO: VINHO


Com as festas de fim de ano chegando, neste mês de dezembro o blog terá uma série de matérias sobre alguns dos alimentos mais consumidos nessa época. Aproveite!

 
O vinho está presente em muitas comemorações, inclusive na ceia de Natal, e não é à toa além de saboroso, diversos estudos já mostraram que essa bebida faz bem à saúde: pesquisas mostram que o consumo regular de vinho previne o surgimento de doenças cardiovasculares e inibe a agregação plaquetária.
O vinho é obtido por meio fermentação alcoólica do mosto (suco) de uva, contendo geralmente de 10 a 15 % de álcool, podendo alcançar até cerca de 20% no caso dos chamados, vinhos fortificados.
Em pacientes com doença arterial coronariana (DAC), o vinho tem um potente efeito antioxidante, tendo em vista que age melhorando a função endotelial, induz a vasodilatação dos vasos arteriais e inibe a oxidação do colesterol LDL, o “colesterol ruim”. Além disso, aumenta o colesterol HDL, o “colesterol bom”. O vinho também pode ser utilizado como um fator protetor principalmente para as pessoas com idade acima de 30 anos, quando o risco de doenças cardiovasculares é maior.
As propriedades antioxidantes do vinho são atribuídas à presença dos polifenóis na casca e sementes da uva. O Resveratrol é o principal e um dos cerca de 200 polifenóis já identificados no vinho. Tem uma ação “varredora” de radicais livres 10.000 vezes superior ao Tocoferol (Vitamina E), dessa forma exercendo papel protetor contra o envelhecimento. A uva preta, principalmente a casca, tem grande concentração dessas substâncias que são, na verdade, o seu mecanismo de defesa contra as pragas, insetos e fungos. Como entram na composição do vinho, elas repassam esse benefício para o mesmo que, por sua vez, através da ação do álcool que ele contém, permitiria a conservação dos polifenóis e sua melhor absorção.
As uvas são consideradas uma das maiores fontes de compostos fenólicos, que estão presentes tanto no vinho tinto quanto no branco. Por ser a matéria-prima para a produção de vinhos e sucos, é importante conhecer os teores de compostos fenólicos das uvas, pois estes podem influenciar a qualidade dos produtos finais.
Por fim, o ideal é tomar o vinho junto às refeições. Recomenda-se o consumo de 1 a 2 taças (240 a 480ml/dia)- o que corresponde em média a 11% de teor alcoólico-, para que os seus benefícios possam ser alcançados.

Fonte: Vinho & Saúde. Disponível em  http://www.nutricaoativa.com.br/conteudo.php?id=333
Capacidade Antioxidante do Vinho. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário