terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DELÍCIAS DE FINAL DE ANO: LENTILHA


Com as festas de fim de ano chegando, neste mês de dezembro o blog terá uma série de matérias sobre alguns dos alimentos mais consumidos nessa época. Aproveite!

Alimento consumido tipicamente no ano novo, a lentilha é originária da Ásia Central, sendo considerada uma das mais antigas espécies  de leguminosas cultivadas pelo homem, consumida há cerca de 8000 anos. A palavra "lente" vem de "lentilha", devido ao formato similar entre o objeto ótico e a leguminosa. Para muitos, a lentilha é considerada um símbolo da riqueza e sinal de sorte, existindo várias simpatias que envolvem seu uso, principalmente nas festas de fim de ano.
Há diferentes tipos de lentilha disponíveis nos supermercados, que se diferenciam pela cor: lentilhas verdes, amarelas, vermelhas, castanhas, marrons e até mesmo alaranjadas. No que se refere ao valor nutricional, a lentilha é rica em vitaminas do complexo B, especialmente a B12, cálcio, ferro, cobre, potássio, vitamina C e fósforo.
Assim como o feijão, a lentilha é uma leguminosa que fornece diversos nutrientes. Uma concha média contém cerca de 116 calorias. Em relação às fibras, fundamentais ao bom funcionamento intestinal, uma concha média contém 7,9g. A lentinha ainda é riquíssima em proteínas, contendo cerca de 9g a porção; magnésio, mineral que participa da formação de ossos e dentes, do funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, e ainda da síntese dos ácidos graxos e proteínas (43mg) e selênio, mineral com propriedades antioxidantes. A lentilha também é rica em purinas (composto cuja ingestão excessiva pode aumentar os níveis séricos de ácido úrico). E, portanto indivíduos com hiperuricemia (conhecida popularmente por gota) devem ingerir uma quantidade moderada.  
A lentilha pode ser utilizada em sopas, saladas, molhos, e cozidos em geral.  Assim, como foi visto a lentilha é riquíssima em nutrientes. Portanto, não deixe para consumir essa leguminosa apenas no fim do ano, inclua durante todo o ano em sua alimentação!

Fonte: Lentilha Disponível em: http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=alimentos-L&pub=8478
Lentilha - propriedades nutricionais e medicinais. Disponível em: http://www.bancodesaude.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário