segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CARBOIDRATOS: QUEM SÃO ELES?

           Os carboidratos são nossa principal fonte de energia. Esses nutrientes servem de combustível para o cérebro, medula, nervos periféricos e células vermelhas do sangue. Dessa forma, pessoas que não consomem esse nutriente em quantidades adequadas podem ter prejuízos no sistema nervoso central e em todo organismo, como cansaço, dificuldade de concentração, entre outros sintomas.
Presente em grande quantidade em alimentos como pães, massas e frutas, os carboidratos muitas vezes são banidos da alimentação por serem considerados vilões por aqueles que desejam emagrecer. O fato é que nem todos os carboidratos são iguais e o que irá determinar o aumento ou não de peso é o tipo escolhido e é claro, a quantidade consumida.
                Existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos. Os carboidratos simples são encontrados principalmente em açúcares, mel, doces em geral, frutas e biscoitos. Esses alimentos possuem uma quantidade maior de açúcar e por isso são digeridos mais rápido, por esse motivo ao consumirmos esses alimentos não demoramos muito para sentir fome novamente.
Por terem uma quantidade maior de açúcar, os carboidratos simples devem ser evitados, tendo em vista que o açúcar em excesso é convertido em gordura corporal. Dentre suas fontes, as frutas são as mais indicadas, pois possuem vitaminas, minerais e fibras.
Os carboidratos complexos são as opções mais saudáveis. Esse tipo de carboidrato apresenta uma digestão mais lenta, e portanto possui maior poder de saciedade. Ou seja, faz com que demoremos mais para sentirmos fome. Os carboidratos complexos são encontrados nos cereais, arroz, pães e massas, principalmente na sua versão integral. Os alimentos integrais são uma excelente fonte de carboidratos complexos, pois são ricos em fibras e outras importantes vitaminas.
Assim, como foi visto nem todo carboidrato é igual. Dê preferência aos carboidratos complexos, pois eles contêm mais vitaminas e fibras. Mas, é claro que uma vez ou outra comer um doce, não fará mal nenhum. O importante é consumir esse tipo de carboidrato com moderação, especialmente se você deseja perder aqueles quilinhos a mais!


Fonte: Digestão de Carboidratos. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/sp/fisiologia/ddc.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário