quarta-feira, 23 de março de 2011

FATOS SOBRE O METABOLISMO

[ Quem tem metabolismo lento encontra mais dificuldade em emagrecer: Perder peso pode ser mais difícil sim, mas não é impossível. Os hábitos de vida ainda são os principais responsáveis pelo excesso de peso. Queimar mais calorias do que se ingere é o que realmente conta.
[ A partir dos 30 anos, o metabolismo diminui consideravelmente:
Crianças e adolescentes gastam mais calorias porque estão no auge do crescimento. Com o passar dos anos, precisamos de menos energia para viver. Uma das razões é o fato de perdermos massa muscular (um grande consumidor de calorias). Para não engordar, o que é uma tendência natural do organismo, o ideal é ingerir cada vez menos alimentos ou aumentar a atividade física.
[  Alguns medicamentos interferem no metabolismo e, conseqüentemente, provocam ganho de peso: Há uma série de medicamentos para doenças crônicas e problemas psiquiátricos que interfere no processo metabólico. Alguns diminuem o gasto calórico, outros aumentam a fome ou deixam o corpo mais lento. Mas assim como existem drogas que diminuem o metabolismo, há também substâncias que o aceleram. É fundamental, no entanto, ter acompanhamento médico já que os efeitos colaterais podem ser sérios.
[ O efeito sanfona modifica o metabolismo e dificulta a perda de peso: Ao emagrecer e engordar várias vezes num curto período, o metabolismo se descontrola e o corpo tende a retornar ao peso mais elevado. O ideal é uma diminuição de peso contínua, pois assim adaptamos o nosso organismo a este novo patamar metabólico.
[ Os homens gastam mais calorias que as mulheres: mesmo se tiverem o mesmo peso, a mesma altura e a mesma idade. O responsável por isso é o hormônio masculino testosterona. Além de favorecer o ganho de massa muscular ele acelera os processos no corpo do homem. Já a mulher tem uma tendência maior a acumular gordura, o que garante o funcionamento hormonal e protege a fertilidade, mas freia o metabolismo.

Fonte: Folha Equilíbrio (Entenda o metabolismo)
J No próximo post: dicas de como acelerar o metabolismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário