segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CHIA: VOCÊ CONHECE?

            Originária do México, a chia foi um alimento muito popular entre incas, maias, astecas e outros povos pré-colombianos. Atualmente vem ganhando espaço e tem se tornado muito popular no Brasil, sendo considerada um alimento funcional.
Um dos fatores que fazem com que a chia seja considerada um alimento muito benéfico, é a imensa quantidade de fibras presentes em sua casca. Ao entrarem em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gelatina excelente para o intestino, pois ajuda a regulá-lo, melhora ainda a absorção de nutrientes e limpa o organismo. Além disso, essa gelatina formada pela chia ocupa espaço no nosso aparelho digestivo retardando nossa vontade de comer. Isso faz com que nos sintamos saciados por muito mais tempo e assim nos ajuda no controle de peso.
Além de riquíssima em fibras, a chia também possui uma grande quantidade de ácidos graxos ômega 3- maior do que o salmão e a linhaça. O ômega 3 ajuda a diminuir os níveis de LDL (o “colesterol ruim”) e triglicérides no sangue. Outra vantagem em relação à linhaça é que a chia não precisa ser triturada para que seus benefícios possam ser melhor absorvidos. A chia contém ainda altas concentrações de proteínas, ferro (evita a anemia e é responsável pelo transporte de oxigênio), magnésio (atua no funcionamento mental e combate o estresse), cálcio (importantíssimo para a saúde dos ossos) e antioxidantes.
A chia pode ser encontrada na forma de grãos, óleo e farinha. Quanto à quantidade, uma colher (de sobremesa) de chia por dia 30 minutos antes de duas refeições principais é suficiente para que haja melhora no funcionamento intestinal, aumento da sensação de saciedade e melhora nos níveis de colesterol. Porém, não exagere na quantidade, pois uma colher (de sopa) dos grãos tem 65 calorias e se consumida em excesso pode levar ao aumento de peso. Você pode adicioná-la em sopas, saladas, sucos, vitaminas, iogurtes ou com frutas.
Portanto não perca tempo, inclua a chia e outras sementes à um alimentação equilibrada e tenha uma vida mais saudável!

Fonte: TOSCO, Giovanni. Os benefícios da “chia” em humanos e animais. Atualidades Ornitológicas, n. 119, mai/jun 2004. Disponível em: http://www.ao.com.br/download/tosco.pdf
Chia e Balanço de Ômegas 3 e 6. Disponível: http://www.rgnutri.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário