segunda-feira, 7 de maio de 2012

DIET OU LIGHT? SAIBA A DIFERENÇA!

Hoje em dia são tantas as opções de alimentos disponíveis nos mercados que muitas vezes ficamos em dúvida sobre o que levar para casa. Afinal de contas, diante de tantas doenças, a busca por uma alimentação equilibrada tem sido constante. Todos querem comprar algo que seja saudável e traga mais qualidade de vida!
Os alimentos diet e light fazem parte dos alimentos que geram muitas dúvidas nos consumidores: Qual será o melhor? Os dois fazem bem? O blog Nutrição & Qualidade de Vida tira hoje suas dúvidas!
Os alimentos diet, são aqueles que devem ser utilizados por pessoas que necessitam de dietas com restrição de algum nutriente específico, como gorduras, carboidratos, sódio e proteínas. Diabéticos por exemplo, precisam evitar o açúcar. Nesse caso ao irem ao supermercado deve procurar por alimentos diet que não contenham açúcar. Dessa forma, os alimentos diet são voltados para grupos específicos.
O termo "DIET" pode ser utilizado para os alimentos: com restrição de nutrientes; alimentos para controle de peso e para dieta com ingestão controlada de açúcares. Os produtos podem receber o termo de “zero, free, livre, isento ou não contém” quando for cumprido o atributo “não contem” escrito na portaria. Para os diabéticos o rótulo deve conter os seguintes dizeres: “NÃO CONTEM AÇÚCAR”.
Por outro lado são classificados como “light” os alimentos que sofreram uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente (proteína, carboidratos, gorduras, colesterol, sódio) e/ou calorias em relação ao alimento tradicional.
Os alimentos considerados “light” são mais indicados para se inserir numa dieta de emagrecimento com redução calórica. Portanto para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). Assim, a redução de um nutriente não energético, por exemplo, o sódio, não interfere na quantidade de calorias do alimento. Por exemplo: uma pessoa obesa, que precisa perder peso, deve optar por produtos light com baixos teores de gorduras e açúcares, os quais interferem na quantidade de calorias do alimento.
Deve-se lembrar que não é só porque um alimento é light que eu posso comer mais. A quantidade do alimento consumido não deve ser aumentada por se tratar de um alimento que apresenta baixas calorias. Se alguém ingerir um produto light, pouco calórico, mas em grande quantidade poderá engordar mais do que se usasse apenas um normal.
Assim, para descobrir se um alimento é diet ou light o melhor a ser feito é ler atentamente os rótulos. Pois, ler os rótulos dos produtos light e diet e compará-los com o alimento convencional é importante para verificar se eles atendem as suas necessidades. E preste atenção ao comprar alimentos “light”, pois, como esses alimentos são mais caros do que os convencionais, você poderá estar gastando mais por um alimento que não precisa ser substituído. E por fim, preste sempre atenção também na informação nutricional do rótulo do alimento e identifique qual nutriente foi reduzido com o objetivo de tornar o alimento light!

Um comentário:

  1. Esclarecedor!!! Muito bom o texto, simples, claro, objetivo! Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir